A Sociedade Portuguesa no Século XIII

A Sociedade Portuguesa no Século XIII

Exercício de completamento de texto

  
Escreva nos espaços em branco as palavras adequadas. Clique em "Verificar" para verificar as respostas. Use o botão "Pista" para ver uma letra da resposta se tiver dúvidas. Também pode clicar no botão "[?]" para ver uma pista. Nota: perderá pontos de cada vez que pedir uma letra ou pista!
A nobreza era constituída pelas principais do reino.A principal actividade da nobreza era ajudar o rei na . Em troca dos seus serviços recebiam . Os nobres não pagavam e ainda governavam as suas terras como pequenos reis. Viviam nas terras senhoriais, em castelos e palácios e eram eles que aplicavam a nas suas terrras. As terras doadas aos nobres tinham o nome de .
Em tempo de paz os nobres faziam . e andavam a para treinarem para a guerra.
O clero era o grupo social ligado à igreja. Para além da actividade religiosa dedicava-se à aos pobres e aos .O clero secular, que vivia junto ao resto da população (padres, bispos, arcebispos) e o clero regular, que vivia em (monges, freiras).Nos mosteiros, os monges copistas dedicavam-se a os livros.Era também o clero que se dedicava ao . As terras que pertenciam ao clero chamavam-se .
Por serem donos de terras e não terem de pagar impostos, o clero e a nobreza eram grupos .
O povo era o grupo social mais numeroso. A maior parte dedicava-se à à pecuária ou à pesca.Os artesãos também pertenciam ao povo assim como os comerciantes mas à medida que foram enriquecendo deram origem a um novo grupo social, a .
PORTUGAL NO SÉCULO XIII

HGP

História e Geografia de Portugal  © Carlos Silva 2013-2018
Email: